Contato via whatsapp chopeira

VPPB: Sintomas, causas e tratamento.

fisioteparia vestibular vppb

Tratamento para VPPB é com a Fisioprevent
Ligue agora para 0800 5910 315

Vertigem é um tipo muito específico de tontura : a sensação de que você está dando voltas e voltas ou que o interior da sua cabeça está girando.

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é a causa mais comum dessa condição.

CADA PARTE DO NOME DESCREVE UMA PARTE FUNDAMENTAL DO DISTÚRBIO DO OUVIDO INTERNO:

• Paroxística significa que ela atinge de repente e dura pouco tempo.
  • Posicional significa que você desencadeia a vertigem com certas posturas ou movimentos.
  • Benigna significa que não é muito sério. Sua vida não está em perigo.

É comum e geralmente pode ser tratado em um consultório médico.

Em casos raros, o problema pode ser sério se aumentar suas chances de cair. Se você receber esses ataques com freqüência, pode apontar para outras condições médicas. Eles são freqüentemente difíceis de diagnosticar, no entanto.

tratamento vestibularO QUE CAUSA A VPPB?

Dentro da sua orelha estão minúsculos cristais de carbonato de cálcio. Você pode pensar neles como “pedras de ouvido”. Eles também são chamados de “otoconia”.

Às vezes, os cristais se soltam do ponto normal do ouvido e se movem para outras áreas, incluindo os canais nos ouvidos que sentem a rotação da cabeça. Uma vez lá, eles podem se juntar.

Como a moita é pesada em comparação com outras coisas em seu ouvido, ela afundará na parte mais baixa do ouvido interno.

Quando você vira ou muda de posição, a moita fará com que o fluido em seu ouvido interno escorra depois que você parar de se mover. Isso cria a sensação de que você está se movendo, mesmo que você ainda esteja.

EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS DE ATIVAR O BPPV:

• Rolando na cama
  • Entrando e saindo da cama
  • Curvando-se
  • Derrubando sua cabeça para trás
  • Movimentos rápidos da cabeça

Se você se mover de uma dessas maneiras e ficar tonto ou parecer que a sala está girando, você pode ter VPPB. Outros sintomas incluem náuseas , vômitos e perda de equilíbrio.

Normalmente, você pode esperar movimentos oculares rítmicos quando estiver com a VPPB. Seu médico pode chamar isso de “ nistagmo ” e é o que ela provavelmente vai procurar se achar que tem vertigem.

QUEM GERALMENTE CONSEGUE ISSO?

Você é mais propenso a ter VPPB se for mais velho. Isso porque partes do ouvido interno começam a mostrar desgaste.

Em muitos casos, simplesmente vem sem aviso. Em pessoas com menos de 50 anos, a lesão na cabeça é a causa mais comum de VPPB.

OUTRAS CAUSAS INCLUEM:

• Ter a cabeça na mesma posição por um longo tempo – no consultório do dentista ou no cabeleireiro, por exemplo
  • Aeróbica de alta intensidade
  • Andar de bicicleta por trilhas irregulares
  • Um distúrbio do ouvido interno, como a doença de Meniere
  • Estar no hospital ou em repouso na cama por muito tempo
  • Um certo tipo de enxaqueca

QUANDO CHAMAR SEU MÉDICO

Se você sentir tontura por mais de uma semana, deve marcar uma consulta com seu médico.

Você pode descobrir antes de sua visita qual orelha é afetada. Veja como fazer isso:

1. Sente-se na sua cama para que sua cabeça fique pendurada na borda quando você se deitar.
  2. Vire a cabeça para a direita e deite-se rapidamente.
  3. Espere 1 minuto. Se você se sentir tonto, o lado direito é afetado.
  4. Se você não se sentir tonto, sente-se, espere um pouco e repita o teste com o lado esquerdo.
  5. Se você se sentir tonto quando repetir o teste, seu lado esquerdo será afetado.

LIGUE PARA O SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE SE ESTIVER TONTO OU:

1. Uma dor de cabeça nova ou grave se instala.
  2. Você tem febre.
  3. Você está vendo o dobro ou não em tudo.
  4. É difícil falar.
  5. Você está caindo ou você não pode andar.

Seu médico fará perguntas sobre sua saúde geral e seus sintomas.

Ela também irá procurar o movimento dos olhos do nistagmo. Ela pode pedir que você se deite de costas em uma mesa com a cabeça inclinada para trás. Isso é para mostrar se você pode controlar seus movimentos oculares.

Seu médico também procurará verificar se os sintomas de tontura ocorrem quando os olhos ou a cabeça se movem em uma determinada direção, e se isso faz com que você fique tonto por menos de um minuto.

O médico também pode realizar um teste usando óculos infravermelhos.

TRATAMENTOS

O seu médico poderá interromper a sua VPPB com um tratamento no consultório que mova os cristais soltos do ouvido para um local que cause menos problemas. Para fazer isso, ela provavelmente usará a manobra de Epley . Uma ação menos comum – pelo menos nos EUA – é a manobra de Semont. Cada um leva cerca de 15 minutos.

Você terá que descansar no escritório por cerca de 10 minutos antes de poder ir para casa para ter certeza de que não terá episódios rápidos de vertigem quando os cristais se reinstalarem.

Você precisará de alguém para dirigir você. Use roupas confortáveis para que você possa se mover facilmente.

Quando chegar em casa, você precisará seguir instruções específicas. Estes podem incluir:

Dormir com a cabeça em um ângulo de 45 graus – em uma poltrona reclinável ou apoiado em um sofá – por duas noites.
Mantendo a cabeça na vertical por 2 dias. Você pode ter que evitar certos exercícios e modificar seus movimentos durante o barbear e lavar o cabelo .
Durante uma semana, você precisará evitar os movimentos da cabeça que podem trazer BPPV. Você pode precisar dormir com dois travesseiros e evitar dormir no lado afetado.

CIRURGIA

Em casos muito raros, você pode precisar de cirurgia para curar o problema. Envolve obstruir parte do ouvido interno para evitar que os pequenos cristais de cálcio se movam no canal auditivo.

A cirurgia tem uma pequena chance de complicações, incluindo perda da audição.

O QUE POSSO FAZER EM CASA?

Mesmo após o tratamento bem sucedido para o seu BPPV, ele pode voltar. No entanto, você pode criar um plano em casa para ajudar a manter futuros acessos à distância. Você deve:

• Esteja ciente de suas chances de cair.
  • Sente-se imediatamente se sentir tontura.
  • Use uma boa iluminação se você acordar à noite.

Se a sua VPPB voltar, você pode tomar medidas para lidar com seus sintomas até encontrar um médico. Por exemplo, você pode:

1. Evite dormir no lado afetado.
  2. Durma com dois ou mais travesseiros sob sua cabeça.
  3. Quando você acordar de manhã, levante a cabeça devagar e sente-se ao lado da cama por um momento antes de se levantar.
  4. Evite se inclinar para pegar as coisas.

Seu médico pode ensinar-lhe uma manobra que você pode tentar em casa para mover os cristais de orelha soltos de volta para um lugar melhor.